Como Adaptar sua Dieta Após a Cirurgia de Vesícula Biliar (2024)

A cirurgia de remoção da vesícula biliar, conhecida como colecistectomia, pode alterar a forma como o seu sistema digestivo funciona. Após a cirurgia, você precisará fazer algumas mudanças na sua alimentação para evitar problemas e manter uma dieta saudável e equilibrada.

Alimentos a Evitar Após a Cirurgia de Vesícula Biliar

Um dos problemas mais comuns após a remoção da vesícula biliar é o risco de diarreia. Isso interfere na absorção de nutrientes essenciais pelo seu corpo. Uma dieta projetada para atender às novas necessidades do seu corpo pode ajudar a controlar esses sintomas.

Não há uma dieta padrão que você deva seguir após a cirurgia de vesícula biliar. O objetivo é limitar a quantidade de gordura que você consome, pois a bile tem a função de quebrá-la para que seja mais facilmente absorvida. Alterar sua dieta permite que a bile restante funcione de maneira mais eficiente no seu intestino delgado.

Na maioria dos casos, você precisa evitar alimentos gordurosos, fritos e processados, bem como alimentos açucarados, pois podem levar à diarreia. É recomendado seguir essas diretrizes por pelo menos um mês após a cirurgia. Embora nem todos que tenham a vesícula biliar removida precisem seguir uma dieta rigorosamente com baixo teor de gordura pelo resto da vida, fazê-lo quase sempre melhora a função intestinal e a saúde geral.

Se você ainda estiver tendo problemas de digestão após o primeiro mês, pode estar sofrendo da síndrome pós-colecistectomia (PCS). Essa síndrome é caracterizada por desconforto estomacal, diarreia, náuseas, inchaço, flatulência e vômitos. Em casos persistentes de PCS, pode ser necessário adotar uma dieta com baixo teor de gordura estendida ou permanente.

Carnes Gordurosas

Evite cortes de carne que contenham muita gordura, como bifes de costela e outros cortes com muita marmoreio, costelas de porco e bacon. Também evite carnes fritas em óleo ou grelhadas em muita gordura.

Laticínios Ricos em Gordura

Produtos lácteos integrais são muito ricos em gordura. Limite ou elimine os seguintes alimentos:

  • Leite integral
  • Iogurte e queijo com teor total de gordura
  • Creme de leite e meia e meia
  • Manteiga
  • Sorvete
  • Molhos e temperos feitos com creme

Alimentos Ricos em Fibras

Alimentos ricos em fibras devem ser evitados imediatamente após a cirurgia de vesícula biliar e reintroduzidos gradualmente à medida que você se recupera. Alguns exemplos incluem:

  • Pão integral
  • Cereais
  • Aveia
  • Frutas e legumes
  • Feijões e leguminosas
  • Nozes e sementes

Evite carboidratos refinados, como pão branco, macarrão branco e arroz branco.

Alimentos Ricos em Açúcar

Sobremesas ricas em açúcar e gordura trans são especialmente difíceis de digerir. Sorvete, bolos, biscoitos, pudins e chocolate devem ser consumidos apenas ocasionalmente e com moderação.

Existem algumas boas opções de sobremesas com baixo teor de gordura e sem laticínios nas prateleiras dos supermercados, mas fique atento a adoçantes artificiais, como sorbitol, que podem aumentar o risco de diarreia.

Álcool

Evite consumir álcool após a cirurgia de vesícula biliar. O álcool pode causar dor gastrointestinal, juntamente com inflamação do pâncreas. Se você não estiver disposto a eliminar completamente o álcool, evite coquetéis doces e cervejas ricas em carboidratos. Vinhos mais doces, como o vinho do Porto e o xerez, também podem causar problemas.

Entre 10% e 40% das pessoas que passam por uma cirurgia de remoção da vesícula biliar experimentarão diarreia e outros sintomas gastrointestinais nos primeiros três anos após a cirurgia. Pesquisadores que analisaram 125 casos de remoção da vesícula biliar descobriram que o risco de sintomas era maior em homens com mais de 45 anos que não reduziram a gordura em suas dietas por pelo menos uma semana após a cirurgia.

Problemas de Digestão Após a Cirurgia de Vesícula Biliar

Alimentos para Consumir Após a Cirurgia de Vesícula Biliar

Nas primeiras semanas após a cirurgia, você precisará seguir uma dieta padrão com baixo teor de gordura, contendo 30% ou menos de calorias provenientes de gordura. Isso significa que:

  • Uma dieta de 1.500 calorias equivale a 50 gramas de gordura por dia.
  • Uma dieta de 2.000 calorias equivale a 67 gramas de gordura por dia.

Não existe uma dieta pós-colecistectomia única que funcione para todos. Alguns alimentos tendem a causar mais problemas do que outros.

Proteína Magra

Você não precisa de uma vesícula biliar para digerir proteínas. Isso significa que alimentos ricos em proteínas não são susceptíveis de causar problemas, a menos que também sejam ricos em gordura. Escolha cortes de carne que não sejam muito marmorizados e remova qualquer excesso de gordura de frango, porco, carne bovina e outras carnes.

Não elimine todas as gorduras da sua dieta. Gorduras saudáveis poli-insaturadas e monoinsaturadas, especialmente ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes, podem ajudá-lo a atingir sua ingestão dietética recomendada (IDR) de gordura alimentar. Isso reduzirá significativamente o risco de diarreia por ácido biliar e síndrome do intestino irritável (SII).

Laticínios com Baixo Teor de Gordura

Iogurte com baixo teor de gordura, opções de leite sem lactose e alguns queijos com baixo teor de gordura podem ser mais fáceis de tolerar se consumidos com moderação. Você também pode experimentar queijos sem laticínios feitos com castanhas de caju ou tofu.

A diarreia por ácido biliar é uma complicação comum da cirurgia de vesícula biliar. A disfunção do esfíncter de Oddi também pode ocorrer, causando espasmos dolorosos da válvula que conecta o pâncreas ao intestino. Pesquisas sugerem que pessoas propensas à diarreia antes da cirurgia têm mais chances de ter diarreia após a cirurgia de vesícula biliar do que aquelas que não têm. A obesidade também é conhecida por contribuir para esse problema.

Outras Dicas de Dieta

Sua dieta será muito mais restritiva imediatamente após a cirurgia. Conforme você se recupera, poderá gradualmente voltar a uma dieta normal, embora provavelmente se beneficie de restringir alimentos ricos em gordura a longo prazo.

Comece com Líquidos Transparentes

Logo após a colecistectomia, seu médico provavelmente irá prescrever uma dieta líquida clara. Isso ajudará a prevenir náuseas, vômitos e constipação. Alguns desses líquidos incluem:

  • Caldo transparente
  • Gelatina
  • Suco
  • Picolés
  • Bebidas carbonatadas

Nos próximos dias, você passará para uma dieta BRAT (banana, arroz, purê de maçã e torradas). A dieta BRAT envolve comer pão, arroz branco, purê de maçã e torradas ou bolachas de soda para ajudar a controlar fezes soltas ou líquidas. No entanto, se você já estiver evacuando fezes normais, uma dieta BRAT pode não ser necessária.

Faça Refeições Menores

Sem a vesícula biliar para auxiliar na digestão, quatro a seis refeições pequenas por dia podem funcionar melhor do que as três grandes refeições às quais você está acostumado.

Como Adaptar sua Dieta Após a Cirurgia de Vesícula Biliar (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Errol Quitzon

Last Updated:

Views: 5557

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Errol Quitzon

Birthday: 1993-04-02

Address: 70604 Haley Lane, Port Weldonside, TN 99233-0942

Phone: +9665282866296

Job: Product Retail Agent

Hobby: Computer programming, Horseback riding, Hooping, Dance, Ice skating, Backpacking, Rafting

Introduction: My name is Errol Quitzon, I am a fair, cute, fancy, clean, attractive, sparkling, kind person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.